quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A Construção Social e Psicológica dos Valores











Ao refletir me questiono: O que são Valores?Como eles se formam?Diante dessas indagações constatei nesse artigo não somente as respostas, mas sobre a construção social do Ser Humano.



Entender o funcionamento psicológico do ser humano e como cada pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo à sua volta pode ajudar na construção de estratégias (formas) educativas mais "eficientes" no sentido de permitir a construção de valores éticos desejáveis por uma sociedade que almeja (pretende) promover o desenvolvimento humano alicerçado na justiça social, igualdade, equidade e na felicidade para cada um e todos os seres humanos.

Esse artigo cita um Epistemólogo (estuda a teoria do conhecimento) Piaget, no qual baseia-se que o ser humano adquire valores quando há uma troca com o meio exterior(objetos e pessoas).O mesmo fala que o Valor é o resultado construído,em outras palavras Piaget referiu-se que o ser humano não nasce com valores éticos ou morais,ele aprende no decorrer de contatos,por exemplo pessoas na qual podem influenciar sobre o conceito de valores.

O artigo também aborda sobre a articulação de conceito de valores através da escola e da comunidade no qual o indivíduo está inserido.

Por fim o autor encerra o artigo exemplificando soluções que podem ser efetivadas no cotidiano.



“Buscar modelos educativos, pautados em valores de democracia, justiça, solidariedade e outros mais (como aqueles presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos), pressupõem introduzir no dia a dia das escolas e das ações articuladas com a comunidade a preocupação cotidiana com valores socialmente desejáveis. Isso fará com que a educação em valores deixe de ser algo pontual, que ocorre em aulas ou momentos específicos, e passe a ser um movimento de tal forma inserido na rotina das escolas que será reconhecido como natural.


Link:http://www.revistahumanum.org/revista/wp-content/uploads/2012/03/9Klz1uaBTa04UlisesA71.pdf

Um comentário:

  1. Este artigo mostra que não devemos almejar a liberdade sem conhecermos antes de tudo nossos valores,principalmente éticos e morais.

    ResponderExcluir